terça-feira, 3 de junho de 2008

Abuso infantilO abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos - por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outros adultos próximos à criança (parentes e professores, por exemplo).O abuso infantil envolve a negligência por parte do adulto em cuidar do bem-estar da criança, como alimentação ou abrigo. Também comumente envolve agressões psicológicas como xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressão física como espancamento, queimaduras ou abuso sexual (que também causam danos psicológicos).
· Como Reconhecer O Abuso E A Violência Infantil - Denunciando Ao Conselho Tutelar
Praticar violência contra uma criança é crime. E para isto existe uma legislação específica – O Estatuto da Criança e do Adolescente –que está aí para determinar a punição. No Brasil é caso de polícia
Todos os dias mais de 18 mil crianças são espancadas no país , segundo dados da unicef(fundo das nações unidas para a infância).
· Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. (Estatuto da Criança e do Adolescente- LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.)
“O direito de ser Pai ou Mãe só deveria ser concedido a quem tivesse uma dose muito, muito, muito grande de amor.”
Trabalho realizado pela aluna
Olivete Daniel do curso de Publisher (EIC JAM - CDI-PR)

Nenhum comentário: