sexta-feira, 16 de maio de 2008

Crianças estão entre as principais vítimas de violência no país

Postado por: Sheila - CDI Matriz
Fonte: Glauco Araújo
Basta um único dia para nos chegar notícias sobre tortura impingidas a crianças no Brasil (problema que, infelizmente, atinge o mundo todo). Dei uma passada pelos jornais e recolhi quatro matérias a respeito: uma mais geral, outra sobre um caso ocorrido esta semana, a terceira falando de indenização a ser paga por família que agrediu criança e a última que trata da legislação que pune pais que entregam filhos a terceiros.
Trata-se de um panorama sombrio, que deixa qualquer um de cabelo em pé.
Sheila - CDI Matriz
Crianças estão entre as principais vítimas de violência no país
Nesta semana, meninas e meninos foram agredidos em vários estados brasileiros.Segundo a ONU, 76.568 denúncias de agressões foram registrados entre 2003 e 2007.
Só nesta semana, uma criança de 4 anos foi achada morta e um menino de 11 anos foi estrangulado. Ambos os casos ocorreram no Pará. Também nesta semana, no Agreste alagoano, o Conselho Tutelar denunciou o pai de uma criança de 2 anos por tê-la espancado. Em Maceió, pai e madrasta são suspeitos de espancar uma menina de 4 anos. A morte da menina Isabela Nardoni, de 5 anos, ocorrida há um mês, em São Paulo, ainda causa comoção nacional. O caso de tortura e maus-tratos envolvendo uma menina de 12, em Goiás, também chocou o país no mês passado. Uma empresária e a empregada dela foram presas pelo crime. O marido da empresária, o filho dela, e a mãe biológica da menina foram acusados por envolvimento.Relatório Mundial sobre Violência contra Crianças e Adolescentes da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que, entre janeiro de 2003 e novembro de 2007, foram registradas 76.568 denúncias de violência contra crianças. Destas, 55.576 agressões apresentaram envolvimento familiar. Em 81,3%, os pais são identificados como os agressores.Os dados apresentados pelo relatório foram registrados pelo Disque 100, um sistema da Secretaria Especial de Direitos Humanos que recebe denúncias sobre agressões contras crianças e adolescentes. Em média, segundo dados da secretaria, 93 ligações com relatos de maus-tratos, agressões, espancamentos e violência sexual são recebidos diariamente.
De acordo com Leila Paiva, advogada coordenadora do Disque 100, a violência contra crianças é um fato comprovado historicamente. "Antigamente, as agressões sofridas pelas crianças em suas casas eram 'explicadas' por seus pais e agressores, como forma de educação".
Leila disse ainda que o ambiente familiar, que deveria servir de proteção para a criança, era usado pelos pais agressores para se protegerem das punições legais. "Hoje, essas pessoas já sabem que nem mesmo o espaço privado de suas casas os protegerão de denúncias e das punições previstas em lei".A advogada afirmou que, apesar do número de denúncias sobre violência contra crianças ter crescido, o indicador ainda é muito pequeno diante do real número de agressões sofridas pelas crianças. "A situação é mais comum do que a população imagina ou vê com os próprios olhos. PesquIsadores do Laboratório de Estudos da Criança (Lacri), da Universidade de São Paulo, estimam que apenas 10% dos casos sejam denunciados a instituições municipais.

Um comentário:

Diga não a agressão infantil disse...

Parabéns ao CDI PR por esta iniciativa de debate e denúncia da violência contra as crianças! O primeiro passo para a transformação da realidade é falar sobre ela, entendê-la, descobrir onde, como e porque ocorre, descobrir quem e como já luta por sua transformação. Sugiro entrarmos em contato dia 14, pra mais debates, e ao vivo. Helena