quinta-feira, 29 de maio de 2008

SP lidera ranking de municípios propícios a exploração sexual infanto-juvenil

Postado por Kelly - CDI Campinas


SP lidera ranking de municípios propícios a exploração sexual

19/05/2008 - 20h48

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O Estado de São Paulo tem o maior número de municípios propícios à exploração sexual de crianças e de adolescentes. São 93 municípios paulistas com o perfil, de um total de 932 em todo o país, segundo mapeamento feito pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República apresentados nesta segunda-feira no lançamento do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio.

Em segundo lugar, segundo o levantamento, está Minas Gerais, com 92 municípios considerados "vulneráveis". O Rio tem 33, e o Pará, 36 municípios com o perfil. Os números, de acordo com a secretaria, são absolutos e, por isso, não significam, necessariamente, um ranking proporcional.

Já o ranking de registros de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes é maior no Estado de Mato Grosso do Sul, mostra o levantamento da secretaria. Entre 2003 e abril deste ano, a média no Estado foi de 13 casos por 100 mil habitantes, contra 10 no Acre. Em São Paulo, essa proporção é de 3 casos por 100 mil habitantes e, no Rio, de 6 por 100 mil habitantes.

No levantamento por regiões, o Nordeste aparece com o maior número de municípios propícios ao crime de exploração sexual infanto-juvenil: 294, contra 241 no Sudeste, 161 no Sul, 127 no Centro-Oeste e 109 no Norte.

É também de São Paulo que vem o maior número de denúncias contra esse tipo de crime. Até a última quarta-feira, a secretaria disse ter recebido 1.658 chamadas no Estado paulista, de um total de 12.197 em todo o país. No ano passado, foram 24.931 denúncias, quase o dobro das chamadas recebidas em 2006 (13.830), segundo dados do levantamento.

O ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, disse ser "totalmente intolerável" a prostituição de menores de 18 anos no país. A primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva chamou de "horror" a situação dos crimes de exploração sexual de menores no Brasil.


3 comentários:

arlete disse...

Realizamos um seminario sobre a violencia sexual, baseados em dados obtidos no Centro Referencia da Infancia,Juventude e Familia, aonde atende vitimas de maus-tratos domesticos.
Em seguida saiu um artigo sobre o aumento nos atendimentos dos hospitais de S.P. as vitimas de abuso sexual, o qual citei no meu blog como divulgação de dados importantes para alerta na corrente do bem do curso VDCA,com a Dra. MARIA AMELIA AZEVEDO.

Unknown disse...

Como agir melhor para que diminua as agressões contra criança e adolescente, sendo que as autoridades competentes ajudam? oque fazer?

Unknown disse...

Estou passando por isso com minha filha de doze anos, ela gostava muito do pai, até ele se casar novamente, sua madrasta é muito má, ela induz o pai da minha filha a maltratar ela, fico para morrer...